Olimpíadas

  • Crédito: Getty Images

    Rússia não poderá ter time de vôlei nestas Olimpíadas.

Rússia está fora da Olimpíada de Tóquio por doping

Decisão da Wada exclui esporte russo das grandes competições por quatro anos
Por: Bruno - 10/12/2019 13:26:52

A Rússia foi excluída dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9). O motivo é a falsificação de dados dos controles antidoping entregues para a Wada, a Agência Mundial Antidoping. A decisão afasta os russos, pelos próximos quatro anos,  de todas as grandes competições.  

“Por muito tempo o doping russo prejudicou o esporte limpo. A violação flagrante pelas autoridades russas das condições de restabelecimento da RUSADA (Agência Antidoping da Rússia), aprovadas pelo Comitê Executivo em setembro de 2018, exigiu uma resposta robusta”, diz a nota oficial, assinada pelo presidente da Wada, Craig Reedie. 

“É exatamente isso que foi entregue hoje. A Rússia teve a oportunidade de colocar sua casa em ordem e voltar a se juntar à comunidade internacional antidoping para o bem de seus atletas e a integridade do esporte, mas optou por continuar na sua posição de fraude e negação”, complementou. 

Ainda segundo Wada, serão permitidos que atletas russos representem uma bandeira neutra, - algo que já aconteceu recentemente no Mundial de Atletismo - caso eles passem por testes antidoping. E expectativa era de que até isso fosse proibido, conforme recomendação do Comitê de Atletas da entidade.

A FIVB (Federação Internacional) ainda não se pronunciou sobre o afastamento russo. As seleções da Rússia de vôlei masculino e feminino haviam garantido um lugar em Tóquio em agosto, nos Pré-Olímpicos. Ainda cabe recurso da decisão tomada esta segunda no Tribunal Arbitral do Esporte, que é a última instância para casos como este. 

Ainda não se sabe como serão definidas as vagas  russas abertas para Tóquio-2020. Além da Olimpíada, estão incluídos a Copa do Mundo de futebol de 2022, no Qatar, e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, também em 2022. 

 

Compartilhe



Veja também...

6 Comentários

  1. Eu mesmo Diz:

    Não há o que se discutir! A punição da Rússia só fará bem ao vôlei! O governo da Rússia desde a época da GUERRA FRIA, vem dopando seus atletas sistematicamente! O DOPING É INCENTIVADO e PATROCINADO pelo GOVERNO! Então,SOKOLOVA e GONCHAROVA , calem a boca! Pois a punição foi até BRANDA DEMAIS! O certo seria q MEDALHAS RUSSAS como o OURO NO VÔLEI MASCULINO em 2012 fossem CASSADAS!!! GAMOVA e STARTSEVA fugiram da SENIFINAL da CHAMPIONS LEAGUE pq estavam entupidas de DOPING!Kosheleva fugiu das finais do Grand Prix, na Tailândia em 2016. Muita gente estranhou também as aposentadorias de Gamova e Sokolova, sendo q as 2 afirmavam q era um sonho conquistar o OURO bo Rio 2016!Segundo Richard MacLaren,,8 atletas russos do vôlei e mais dois do vôlei de praia tiveram resultado positivos em exames recentes! Não há q se discutir a vaga no masculino é do IRÃ, e no feminino é da Korea!

  2. Eu mesmo Diz:

    Sem sombras de dúvidas e sem qualquer discussão as vagas no vôlei olímpico são da KOREA, no feminino e do IRÃ, no masculino! Foi disputado um Pré-olímpico, a delegação KOREANA não saiu à toa da Korea e foi até a Rússia disputar um Pré-olímpico para nada! A vaga, com toda a justiça, tem que ser da KOREA, segunda colocada no Pré-olímpico, já que a RÚSSIA foi banida, com muita justiça! Da mesma no masculino, a vaga é do IRÃ, segundo colocado no Pré-olímpico masculino! Qualquer coisa diferente disso não é justo com as delegações de KOREA e IRÃ! O COI e a FIVB inclusive deveria cassar as MEDALHAS RUSSAS conquistadas com atletas dopados! Segundo Leandro Vissotto, injustamente PRATA em Londres , pois enfrentou uma RÚSSIA DOPADA,após ver o Brasil perder de virada, com Muserskiy, jogando 100% sem perder o fôlego até o final do tie break::"Não posso esperar para ver a verdade .Quando se perde uma partida 3×2 a condição física faz muita diferença !!!”,

  3. Eu mesmo Diz:

    O MELDONIUM é usado SISTEMATICAMENTE na RÚSSIA desde 1970! Quantas medalhas russas foram conquistadas por ATLETAS DOPADOS? Várias!!! A mais escandalosa delas o OURO no vôlei masculino em 2012, com os russos jogando o TIE BREAK com o fôlego de quem tinha acabado de iniciar a partida!Muserskiy foi pego duas vezes usando DOPING!OMuserskiy e outros jogadores de vôlei estavam em uma lista de dopados que teria vazado de correspondências de Grigori Rodtchenkov, ex-diretor do centro antidopagem russo.Segundo o jurista canadense Richard McLaren:"A equipe olímpica russa corrompeu os Jogos Olímpicos de Londres em uma escala sem precedentes, cujo verdadeiro alcance provavelmente nunca será estabelecido" Logo, o OURO OLÍMPICO do VÔLEI MASCULINO pertence por JUSTIÇA ao BRASIL e não aos DOPADOS RUSSOS! O COB e a CBV devem exigir essa medalha de OURO e a cassação da RÚSSIA!Korea no feminino e Irã no masculino tem q substituir a Rússia em Tokyo 2020!!

  4. Eu mesmo Diz:

    2 horas atrás
    O relatório McLaren, que denunciou um esquema de doping estatal na Rússia e levou o COI a analisar outra vez todas as amostras conservadas das Olimpíadas de 2008 e 2012 para detectar casos positivos, foram confirmados 10 jogadores de vôlei dopados em 2012! Logo, o OURO OLÍMPICO de 2012 pode sim vir p/o Brasil! O problema é que ARY desGRAÇA, atual Presidente da FIVB, além de ser DESAFETO de Bernardinho e,por isso,não ter interesse q Bernardinho ganhe MAIS UM OURO OLÍMPICO, também é suspeito de corrupção e,com certeza,deve ter levado um CALA BOCA $$$ do governo russo pra tratar o caso em BANHO MARIA... Mas o Brasil pode sim ficar com o OURO DE LONDRES, se a CBV for DETERMINADA e levar o caso adiante com SERIEDADE no TRIBUNAL INTERNACIONAL!

  5. Eu mesmo Diz:

    Mais de 100 atletas RUSSOS, de diversas MODALIDADES ESPORTIVAS, estão sendo desclassificados por causa da reanálise de amostras colhidas nos Jogos de 2008 e 2012. Um atleta DOPADO pode desclassificar uma equipe inteira SIM,principalmente se esse DOPING foi INCENTIVADO e ACOBERTADO pelo governo daquele país! É o caso da equipe masculina de canoagem K-4 desclassificada do Rio 2016 por doping do RUSSO Sergej Fedorovtsev! A equipe inteira de revezamento 4x100m da Olimpíada de 2008 foi desclassificada por DOPING da RUSSA Yuliya Chermoshanskaya,com isso as brasileiras Rosemar Coelho, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos do time do revezamento 4x100m herdaram o BRONZE OLÍMPICO! Mais uma vez outra equipe inteira RUSSA perdeu sua MEDALHA OLÍMPICA por DOPING de Antonina Krivoshapka que desclassificou seu time revezamento 4x400m da Olimpíada de Londres 2012! Logo, um atleta dopado pode SIM desclassificar uma equipe inteira!A Rússia trapaceia!

  6. Eu mesmo Diz:

    1 hora atrás
    A grande questão é: Se a SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA de revezamento 4x100m ganhou o BRONZE OLÍMPICO devido à desclassificação RUSSA por doping VÁRIOS ANOS após a Olimpíada de 2008, porque a SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA de vôlei não pode conseguir o OURO OLÍMPICO devido ao doping russo, sendo que 2012 é bem mais recente q 2008! O fato é que a IAAF(Federação de Atletismo) parece ser mais correta que a FIVB na punição por doping! Fato é que a EQUIPE RUSSA de ATLETISMO foi banida da RIO 2016, mas a FIVB deixou a Rússia competir no vôlei!O que terá por debaixo dos panos entre Ary Graça e a Federação Russa? Da mesma forma que Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho e Thaissa Presti ganharam seu BRONZE OLÍMPICO em decorrência do DOPING RUSSO, Giba e seus companheiros de seleção merecem ganhar o OURO OLÍMPICO de Londres 2012 e não esses atletas russos, que mesmo DOPADOS só conseguiram ganhar do Brasil num disputadíssimo TIE BREAK!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

Publicidade
Publicidade
Publicidade