+ Notícias

  • Crédito: Getty Images

    Federação terá novos critérios para pontos.

FIVB anuncia novo sistema de pontuação para o ranking

Mudanças vão passar a valer para todas as competições reconhecidas pela entidade
Por: Bruno - 25/12/2019 10:56:51

 

 

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) tem um novo formato para o ranking mundial. A mudança foi comunicada pela entidade na última sexta-feira (20).

 

A partir de fevereiro do próximo ano, a FIVB passa a pontuar cada jogo de nível internacional disputado. O placar da partida, a força do oponente e o peso do torneio em que o jogo ocorreu serão levados em consideração.

 

Será utilizado um algoritmo para a medição. Ele vai considerar o histórico do confronto, e a partir disso, serão calculadas probabilidades dos seis resultados possíveis: 3-0, 3-1, 3-2, 2-3, 1-3 ou 0-3, com o placar final sendo comparado com as predições. Por exemplo, se um favorito perder por 3 a 0 para um azarão, a pontuação dada ao vencedor será maior do que seria dada ao favorito, caso ele vencesse.

 

"Com o novo ranking, todo jogo e cada set contarão. Isso refletirá na verdadeira força esportiva de cada time. Acredito que fará o vôlei mais justo" disse o presidente da FIVB, o brasileiro Ary Graça.

 

O sistema já vinha sendo testado desde o mês de maio pela entidade. No entanto, segundo a FIVB, a formação dos grupos para a Olimpíada de Tóquio-2020 ainda vai levar em conta o ranking atual.

Compartilhe



Veja também...

    Deixe um comentário

    Seu e-mail não será publicado. Campos Obrigatórios *

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade